A Auto-Estradas do Atlântico, Concessões Rodoviárias de Portugal, S.A. utiliza cookies, próprios e de terceiros, estritamente necessários, de funcionalidade e analíticos, tendo em vista prestar-lhe os serviços disponibilizados neste Website e as suas funcionalidades, analisar a utilização do Website e armazenar as preferências do Utilizador relativamente à referida utilização.
Oferecemos-lhe a possibilidade de configurar estes cookies no navegador que esteja a utilizar neste momento e decidir que cookies ou tipos de cookies deseja que instalemos.
Faça clique nos diferentes títulos das categorias para obter mais informação e para alterar a nossa configuração predeterminada.
Não obstante, tenha em consideração que a não utilização de determinados tipos de cookies poderá ter impacto na sua experiência de navegação no Website e nos serviços que poderemos disponibilizar-lhe.
Para mais informação, leia a nossa Política de Cookies
Sabia que?
Serviço 24/24 do CCT
O Centro de Controlo de Tráfego (CCT) da AEA funciona permanentemente ao longo de 24h por dia e 365 dias por ano. Para além da gestão de tráfego, mobiliza os meios de assistência rodoviária para acorrer a avarias mecânicas ou acidentes rodoviários.
Número telefone emergência
Existe um número de telefone de assistência permanente (261 318 777*) afixado em painéis ao longo da A8 e A15, para o qual pode ligar em caso de acidente ou avaria.
Número da saída
Cada nó de saída da autoestrada está identificado com um número, inscrito num quadrado de fundo amarelo e números pretos (Ex: Saída nº 21).
Deste modo é mais fácil indicar a saída pretendida.
Abastecimento nas Áreas de Serviço
Em todas as áreas de serviço ao longo da A8 e A15 pode abastecer o seu veículo com gasolina/gasóleo simples (sem aditivos).
Símbolos das vias de portagem
Os símbolos que existem nas palas das portagens permitem identificar o tipo de via:
Vias exclusivas a aderentes ao sistema Via Verde.
Vias manuais com atendimento por colaborador da empresa.
Vias manuais automáticas; pode utilizar numerário ou cartões.
Serviço de Assistência
Na A8 e na A15 existe um serviço de Assistência 24/24h durante todos os dias do ano. Em caso de acidente ou avaria mecânica, poderá solicitar este serviço ligando para o nosso Centro de Controlo de Tráfego (CCT) através do número 261 318 777* ou através de qualquer posto SOS existente a cada 2 kms da nossa rede de autoestradas.
Pagamento VV
Se aderir ao sistema Via Verde pode passar sem parar nas portagens.
Saiba mais em https://www.viaverde.pt/
Pagamento Cartões
Aceitamos para pagamento de portagens todos os cartões geridos pela rede SIBS e Redunicre.
Pagamento no portal
Se utilizar a Via Verde por engano pode proceder ao pagamento infração de forma cómoda acedendo a https://www.pagamentodeportagens.pt/
Sinalização turística
Existem, ao longo da A8 e A15, painéis com informação turística informando sobre o destino turístico a visitar nas proximidades de uma determinada saída da autoestrada.
Delineadores / médios
Existem nas bermas e no separador da autoestrada uns dispositivos verticais denominados delineadores, que por ação da incidência das luzes de médios dos veículos, permitem o guiamento longitudinal dos veículos em condução noturna.
Túnel celha velha
Ao km 100.450 da A8, na localidade de Cela velha, existe um túnel com 150 mts de extensão que se encontra a uma cota de, aproximadamente, 4 mts abaixo do nível do mar.
Tacos na berma
Para sua segurança, as guias direita e esquerda dispõem de tacos permitindo que em caso de serem pisadas pelos pneus produzam um som, alertando o condutor que está a sair da via de rodagem.
Guarda de segurança flexível
Os dispositivos laterais de retenção, vulgarmente chamados de guardas de segurança, servem para proteger os veículos em caso de despiste, evitando dessa forma que os mesmos colidam com estruturas fixas existentes nas bermas ou no separador central da autoestrada, ou sejam projetados pelos taludes de aterro existentes com alturas superiores a 3m.
Enquadramento paisagístico
A AEA tem especial cuidado com o enquadramento paisagístico da A8 e A15 realizando trabalhos na sua manutenção.
Guarda de segurança rígida (new-jersey)
Têm a mesma função das guardas metálicas anteriores, mas a sua estrutura é em betão, daí designarem-se por guardas de segurança rígidas tipo New Jersey.
Anti-encadeamento
Nas zonas de autoestrada em que o separador central é constituído por barreira de betão, existem lamelas de anti-encadeamento para que em circulação noturna os feixes dos faróis dos veículos que circulam em sentidos opostos não perturbem a visão dos condutores.
Estação meteo
Ao longo da nossa rede de autoestradas existem estações meteorológicas que permitem recolher e enviar diversos dados sobre as condições do tempo, estado do piso e vento em tempo real, para o centro de controlo de tráfego da AEA.
Marco hectométrico
Existem de 100 em 100 mts entre cada 1.000 mts, marcos hectométricos que informam do ponto quilométrico exacto e indicam o sentido do Posto de SOS mais próximo.
Painéis de Mensagens Variáveis
Existem ao longo da autoestrada diversos Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) que se destinam a afixar mensagens de gestão de tráfego que permitem informar os condutores de determinados eventos (perigos, acidente, congestionamentos, etc.) nas vias e dessa forma antecipar os seus comportamentos de condução segura.
Painéis cruz seta
Precedendo as bocas de entrada dos túneis, existem painéis informativos do tipo cruz-seta, que se destinam a informar os condutores das vias abertas e/ou fechadas dentro das galerias dos túneis.
Limpeza auto-estrada
Para manter sempre a auto-estrada nas melhores condições possíveis de limpeza, quer das bermas quer do separador e taludes, existe um serviço de limpeza que com uma certa periodicidade efectua a recolha dos lixos/detritos encontrados, bem como efetua a varredura mecânica das bermas da autoestrada.
Amortecedores de impacto
Existem na maioria dos pontos de divergência entre a plena via da autoestrada e os ramos de saída para os nós, equipamentos denominados amortecedores de impacto que em caso de impacto de uma viatura num desses pontos, o choque seja devidamente amortecido, sustentando o veículo e impedindo que o grau de gravidade do acidente para os condutores seja o menor possível.
Mangas de vento
Em determinadas zonas da autoestrada em viaduto, são instaladas mangas de vento que visam informar visualmente os condutores da intensidade e orientação do vento, por forma a adequarem a sua marcha a condições de vento forte lateral.
Passagens de emergência
Em média, de 2 em 2 kms, existem aberturas no separador central, denominadas passagens de emergência, devidamente assinaladas, e que se destinam a permitir a inversão de marcha dos veículos em casos de corte de autoestrada e também para permitir o basculamento do sentido do tráfego em situações de obras na infraestrutura.