Portagens, porquê?

1. As portagens representam um duplo imposto?

Os utilizadores das Autoestradas com portagens pagam o valor da portagem e também uma taxa pelo combustível consumido enquanto viajam nessa mesma estrada mas isto não pode ser considerado uma dupla tributação dado que a taxa de combustível é aplicada nas estradas sem portagens.

2. As portagens causam ou aumentam o congestionamento de tráfego?

Portagens e congestionamento não são sinónimos. A disponibilização da Via Verde nas portagens elimina o tempo de pagamento das taxas de portagem.

3. As portagens devem ser eliminadas após os custos iniciais estarem liquidados?

As portagens contribuem para suportar vários serviços. As AutoEstradas têm custos diários ligados a operações de rotina e manutenção, que as portagens pagam. Além disso, garantem a modernização e a beneficiação das Autoestradas durante a sua vida útil.

4. Uma Portagem é um Imposto?

Uma Autoestrada com portagem é financiada por aqueles que, livremente, escolhem pagar para usufruir de uma melhor opção em termos de trajeto, segurança e eficácia.
Os impostos não são livres e são pagos mesmo quando nunca se usa Autoestradas para viajar.
Pode mesmo dizer-se que, sem portagens, os impostos teriam de ser mais pesados.

5. As concessionárias determinam o valor e localização das portagens?

As tarifas e consequentes taxas de portagem são determinadas pelo Estado Concedente através do Contrato de Concessão. Está vedado à AEA a determinação do valor das portagens para além do estipulado com o Estado Concedente.

6. É melhor financiar as autoestradas com impostos do que com portagens?

É uma opção de privilegiar o princípio do utilizador / pagador. As portagens são pagas directamente pelos utilizadores da autoestrada.

7. A segurança aumenta com a operação das concessionárias?

A operação da infraestrutura pela AEA aumenta a segurança quer através dos serviços prestados quer através de uma melhor supervisão da infraestrutura.

8. A cobrança eletrónica só traz vantagens para a concessionária?

A cobrança electrónica foi uma evolução que trouxe vantagens também para os clientes (menos tempo e menos combustível gasto no pagamento da portagem) e menor impacto para o ambiente.

9. As praças de portagem provocam congestionamentos?

A opção de cobrança através da Via Verde tem levado à inexistência de congestionamentos.


Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Saber Mais